A Educação a Distância – EAD, é a modalidade de ensino-aprendizagem,
mediado pelo uso de tecnologias de informação e comunicação, possibilita que
professores e alunos encontrem-se mesmo estando separados pelo espaço físico e
tempo.
Possui como foco a existência de ensino-aprendizagem sem que o
professor e aluno estejam frente a frente em uma sala de aula - isso a
distingue do ensino presencial – e para que isso aconteça, é necessário o uso
da tecnologia para que aconteça a interação entre os envolvidos nesse processo.
A EAD não é uma modalidade de ensino atual. Ela surgiu em 1728
quando a Gazeta de Boston anunciou um curso em que o professor Caleb Philipps,
de Short Hand, oferecia material para ensino e tutoria por correspondência.
Ao longo dos anos foram surgindo cursos através da Educação a
Distância em vários países do mundo, como na Suécia – Inauguração do Instituto
Líber Hermondes (1829), Berlim – ensino de francês por correspondência (1854),
Chicago – Ensino por correspondência para preparação de docentes (1829), Noruega
– criação da primeira legislação para escolas por correspondências (1948),
África – nasce a Universidade Sudáfrica que se desenvolve cursos exclusivamente
nessa modalidade (1951), Argentina – nasce a tele escola primária do Ministerio
da cultura e Educação (1960), Índia – implantação da Universidade Nacional
Aberta Indira Gahdi (1985),Comunidade Europeia – Implantação da Rede Europeia
de Educação a Distância (1990).
Nota-se que a prática da modalidade EAD não é atual. Todavia, o
que a difere da época do seu surgimento para os dias de hoje são os meios de
comunicação empregados ao longo do tempo, isto é, em cada época.
No Brasil, a EAD surgiu em 1904, através de Escolas
internacionais que ofereciam cursos pagos por correspondências.
Durante o período de atuação no Brasil, houve alguns marcos
importantes para o desenvolvimento dessa modalidade de ensino, tais como, o
surgimento de rádios que iniciaram o processo de educação por meio de programas
de rádio. Em 1941 houve a criação do Instituto Universal Brasil que oferta
cursos nessa modalidade até os dias atuais. No ano de 2004, houve uma
implantação (pelo MEC) de vários programas para a formação de professores da
rede pública. No ano de 2006 entra em
vigor o Decreto nº5.773; em 2007, o Decreto nº6.303; em 2017, o Decreto nº
9.057 que visam melhorar a qualidade dessa modalidade de ensino, apresentando
diretrizes para o funcionamento do mesmo.
Sobre esse aspecto, salienta-se que devido a sua importância o
governo de tempos em tempos atualiza a legislação vigente para essa modalidade
ensino para que ela tenha condições estratégicas de se manter no mercado e
estar em constante crescimento.
Conheça a seguir a evolução da EAD, bem como as tecnologias
utilizadas em cada período:
Tabela 1
Percebe-se que todas as etapas foram relevantes para a
consolidação da modalidade de ensino a distância. A utilização de todas as
tecnologias disponíveis atualmente facilitam no processo de
ensino-aprendizagem.
De acordo com Ebert (2017), em virtude dos avanços tecnológicos,
é crescente o número de instituições e empresas que desenvolvem programas de
treinamento de recursos humanos através da EAD. Além disso, as universidades a
distancia tem incorporado em seu desenvolvimento histórico, as novas
tecnologias de informação e de telecomunicação.
Como vimos, a educação a distância existe em vários países. Cada
país possui a sua legislação específica em relação a essa modalidade de ensino.
Em semelhança, todas utilizam as tecnologias de informação e comunicação para
melhor desempenho do processo ensino-aprendizagem dos alunos.
A revista veja publicou uma matéria sobre essa temática em
novembro/2017. De acordo com a VEJA, o número de procura pelo curso EAD no
Brasil tem aumentado nos últimos anos.
Gráfico 1
Todavia, observa-se que devido a flexibilidade da tecnologia e
das metodologias dos cursos à distância ainda há certa ideia de que o estudante
que optou essa modalidade tem uma rotina de estudos leve. O que é um grande
engano!
Assim, para que o aluno obtenha sucesso nessa modalidade, ele precisa
apresentar algumascaracterísticas, como, a organização, disciplina, ter motivação
e proatividade, ser autodidata, curiosidade e autonomia, ter familiaridade com
a tecnologia. Caso o aluno não consiga desenvolver essas habilidades, os seus estudos
ficarão atrasados, bem com as leituras acadêmicas, acumuladas e como
consequência ele perderá o foco e a motivação, aumentando assim, as chances de
sua desistência.
Deixamos, a seguir, com a finalidade de contribuir par o assunto apesentado, o vídeo "A visão da EAD no Brasil", publicado pelo canal Sead Univasf.
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Abraço,
Jeiane Costa.
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Créditos especiais:
EBERT, Luis Augusto. Perspectivas profissionais. Indaial: UNIASSELVI, 2017.
Tabela 1 - adaptado de Moore e Kearsley (2007)
Gráfico 1 - Disponível em:<https://epoca.globo.com/educacao/noticia/2017/11/os-frutos-do-ensino-distancia.html> acesso 27 ago 2018
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