sábado, 2 de junho de 2018

Para DESCOBRIR: # PROFISSÕES: Veterinária e seus desafios



Olá pessoas queridas!
Hoje falaremos um pouco sobre a medicina veterinária e seus desafios. Para essa entrevista, convidamos a profissional Carolina Silva, Graduada em Medicina veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no ano de 2016 e atualmente mestranda em Ciência animal pela (UEMA).

BLOG: Qual é o perfil que a pessoa precisa ter para se tornar um veterinário?
Carol: A maioria das pessoas imagina que para ser veterinário precisa só gostar de animais. No entanto, é preciso se identificar com o curso de veterinária e com a área da saúde. A veterinária não está relacionada somente ao atendimento em clínicas, mas é necessário gostar de cuidar e saber trabalhar em grupo. Uma pessoa que tem sensibilidade ao ver sangue, por exemplo, sentirá dificuldades em trabalhar nessa área.

BLOG: Qual é a durabilidade do curso de veterinária?
Carol: O curso dura cinco anos na (UEMA).

BLOG: O que é estudado no curso no decorrer desse período?
Carol: A veterinária não se resume apenas a Clínicas, que é a área mais conhecida. O estudante descobre no decorrer do estudo outras áreas também importantes, tais como: o bem-estar animal, isto é, está relacionado ao conforto do animal, bem como os seus direitos; microbiologia, esta por sua vez está ligada a pesquisas em laboratório; reprodução animal, que realiza procedimentos de inseminação artificial; saúde pública, nesta em particular é importante para a inspeção garantir a qualidade de alimentos relacionados a animais em supermercados, na indústria e em matadouros, como exemplo, podemos citar a carne de frango, peixe, bovinos, suínos, queijo, salsicha, linguiça, entre outros. O estudante aprende também sobre as clínicas de grandes animais, que é voltado para bovinos, equinos, etc.; a Área cirúrgica, que possui diversas especialidades. Zootecnia, pois o veterinário também pode trabalhar com animais silvestres e Agronomia.

BLOG: Quais são os desafios que o estudante de veterinária enfrenta durante o curso e pós-curso?
Carol: Durante o curso, é exigido do estudante total dedicação em aprender os conteúdos ministrados. A carga horaria é integral. O desfio é que o estudante precisa aprender sobre várias espécies e também sobre as áreas citadas anteriormente em cinco anos. Comparando com o curso de medicina, o futuro médico estuda apenas sobre a espécie humana e suas complexidades em seis anos enquanto o futuro veterinário estuda várias espécies de animais e suas particularidades.
Ao terminar o curso, o graduando em veterinária pode trabalhar como plantonista em clínicas, em prefeituras e órgãos de inspeção. Pode atuar em supermercados, matadouros e em pisciculturas (criação de peixes). Outra opção é a pós-graduação ou ser residente. Quanto ao Mestrado, o estudante pode escolher uma área para se especializar.

BLOG: Qual é a área da veterinária que é mais atraente para você?
Carol: Sobre a saúde pública. É uma área de estudo da veterinária que é fascinante. Estudamos sobre diversas doenças, como por exemplo, a tuberculose que pode acontecer no meio de animais de grande porte como equinos e bovinos e requer bastante cuidado.

BLOG: Como é o mercado de trabalho para esses profissionais na cidade de São Luís/Ma?

Carol: Na cidade de São Luís, o curso de veterinária está em processo de desenvolvimento, principalmente nos setores de cardiologia, oftalmologia e dermatologia. Ainda assim, precisa-se da conscientização da população quanto à importância de tratar os animais com estes profissionais. Pois com uma instrução maior para a população sobre a relevância dos veterinários bem como o cuidado com os animais reduziria problemas como a quantidade de animais abandonados e doenças como a Leishmaniose.



BLOG: Qual é a mensagem que você deixaria para aquelas pessoas que gostariam de seguir essa carreira?
Carol: Antes de começar o curso, pesquise e veja um direcionamento e dedique-se aos estudos. Veterinária é uma profissão bonita e requer do profissional empatia pelo que faz.

Agradecemos a entrevistada e esperamos que esse pequeno artigo possa ajudar a esclarecer sobre essa temática. Para maiores informações, deixamos aqui o e-mail da entrevistada:carol18ma@hotmail.com. 
Se você gostou dessa postagem, deixe seu comentário abaixo. Até a próxima.
Abraço, 
                                                                                                                        
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                Jeiane Costa.
                                                                                                                                                                                                                   jeianecosta.novel@outlook.com
Instagram: meioaspalavras
Twitter: https://twitter.com/Meioaspalavras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Romance expõe os desafios do escritor durante o processo de construção de um livro

“Escrever um livro é uma arte, uma poesia. É muito mais que jogar palavras ao papel aleatoriamente ou usar o a...