domingo, 17 de junho de 2018

Para OUVIR e SENTIR: # Ego enin accepi a Domino - Por: José Joaquim Emérico Lobo de Mesquita



Olá pessoas queridas!

Vocês conhecem a história da música brasileira?

Hoje, apresentamos mais informações sobre essa temática. Ressaltamos que esses dados são do programa “História da Música Brasileira”, produzido por Ricardo Kanji (criador, diretor artístico e apresentador); Ricardo Maranhão (historiador). Paulo Castagna (musicólogo); Reinaldo Volpato (diretor de TV) e Vox Brasilienses Coro e Orquestra, dirigida por Ricardo Kanji, em 1999.

De acordo com o flautista e maestro Ricardo Kanji (1999), Uma lenta agonia marcou o declínio do ciclo do ouro em minas gerais. Lenta e contraditória. Nas três ultimas décadas do século XVIII, a maioria das cidades mineiras decaia economicamente pelo esgotamento de suas jazidas de ouro. Por outro lado, a cidade de Diamantina prosperava.



Imagem 1 - Arraial do Tijuco

No final da década de 1770 em que José Soares de Araújo pintou a expressiva decoração da igreja da ordem terceira do Carmo, os moradores do antigo arraial do Tijuco ainda exultavam com a sua produção de diamantes. Embora submetidos a um rígido, e às vezes, cruel controle, esses homens ainda gastavam dinheiro em belas construções e suntuosos templos.


No restante da rica capitania mineira, homens se revoltavam com a continuidade dos altos impostos da coroa portuguesa. Na história da humanidade, nunca tanto ouro havia sido extraído da terra em tão pouco tempo, mas com tanta ganancia e descaso tecnológico, em 70 anos já não se conseguia mais extrair o precioso metal.


Imagem 2 - Igreja Nossa Senhora do Carmo


Todavia, em outras cidades como em Diamantina a arte musical continuava vigorosa, produzindo peças como “Missa para quarta-feira de cinzas”, composição atribuída a José Joaquim Emérico Lobo de Mesquita (1746? – 1805). Nas Minas Gerais, ele foi o maior expoente do estilo pré-clássico.


Kanji (1999) explica que desde o início do século XVIII, eram encontrados diamantes na região, mas a partir de 1729, a notícia se espalhou e o arraial do Tijuco cresceu. Varias irmandades religiosas se estabeleceram como a de nossa senhora Mercês, dos homens crioulos, onde Lobo de Mesquita atuou. No entanto, a mais rica era a irmandade da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, e foi para essa irmandade que o poderoso contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira doou a capela de uma bela igreja construída às suas custas.


Imagem 3- Contratador João Fernandes


Para Kanji (1999), nas composições mineiras podemos identificar traços extraídos do estilo pré-clássico, encontrado nas operas italianas, e também, barroco. E, se não chega a ser um estilo próprio, é sem duvida, uma criação bastante original.


A partir do início das grandes descobertas de diamantes, despencaram para a região hordas de aventureiros. Portugal toma medidas drásticas para conter o contrabando, a exploração excessiva, que faz cair o preço das pedras na Europa.



Imagem 4 - diamantes, Museu do Diamante em Diamantina


O distrito diamantino, se transforma então, na região mais vigiada do Brasil, com regulamentos que atingiram a vida de todos. Famílias que há muito viviam nos vales, foram expulsas. Em 1740, é instituído o contrato de monopólio firmado e muitas vezes renovado com João Fernandes Oliveira. Os mineiros se surpreendiam diariamente com os diamantes encontrados.


Compositores como José Joaquim Emérico Lobo de Mesquita, continuaram se aperfeiçoando para enfrentar a dura concorrência entre os músicos. Eles eram muitos e o dinheiro escasseava.


Em virtude da função religiosa, algumas peças foram escritas para solo-vocal com acompanhamento. É o caso de Ego enin accepi a Domino, destinada à leitura de uma das lições das matinas de Quarta-feira santa.


Outro compositor mineiro que se destacou foi João de Deus Castro Lobo. Um de suas composições mais belas é a Salve Sancte Pete que é uma Antífona da novena de São Francisco.

Ouça agora a composição Ego enin accepi a Domino. e em seguida o vídeo "História da Música Brasileira - capitulo 4" - Ambos são recomendadíssimos!



Ego enin accepi a Domino



História da Música Brasileira - capitulo 4

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Informações do texto extraído do video "História da Música Brasileira - capitulo  4  "Ouro, diamantes e música em Minas"
Imagem 1 disponível em:<https://www.pinterest.pt/pin/235524255486182296/?lp=true> acesso 17 jun 2018
Imagem 2 siponivel em:<http://escolaprofessoraisabelmotta.blogspot.com> acesso 17 jun 2018
imagem 3 disponivel:<https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:João_Fernandes_Vieira.jpg> acesso 17 jun 2018
imagem 4 disponivel:<http://www.mineirosnaestrada.com.br/museu-do-diamante-diamantina/> acesso 17 jun 2018



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