Vocês conhecem a história da música brasileira?
Hoje, apresentamos mais informações sobre essa temática. Ressaltamos que esses dados são do programa “História da Música Brasileira”, produzido por Ricardo Kanji (criador, diretor artístico e apresentador); Ricardo Maranhão (historiador). Paulo Castagna (musicólogo); Reinaldo Volpato (diretor de TV) e Vox Brasilienses Coro e Orquestra, dirigida por Ricardo Kanji, em 1999.
De acordo com o flautista e maestro Ricardo Kanji (1999), Uma lenta agonia marcou o declínio do ciclo do ouro em minas
gerais. Lenta e contraditória. Nas três ultimas décadas do século XVIII, a
maioria das cidades mineiras decaia economicamente pelo esgotamento de suas
jazidas de ouro. Por outro lado, a cidade de Diamantina prosperava.
No final da década de 1770 em que José Soares de Araújo
pintou a expressiva decoração da igreja da ordem terceira do Carmo, os
moradores do antigo arraial do Tijuco ainda exultavam com a sua produção de
diamantes. Embora submetidos a um rígido, e às vezes, cruel controle, esses
homens ainda gastavam dinheiro em belas construções e suntuosos templos.
No restante da rica capitania mineira, homens se revoltavam
com a continuidade dos altos impostos da coroa portuguesa. Na história da
humanidade, nunca tanto ouro havia sido extraído da terra em tão pouco tempo,
mas com tanta ganancia e descaso tecnológico, em 70 anos já não se conseguia
mais extrair o precioso metal.
Todavia, em outras cidades como em Diamantina a arte musical continuava vigorosa, produzindo peças como “Missa para quarta-feira de cinzas”, composição atribuída a José Joaquim Emérico Lobo de Mesquita (1746? – 1805). Nas Minas Gerais, ele foi o maior expoente do estilo pré-clássico.
Kanji (1999) explica que desde o início do século XVIII, eram encontrados diamantes
na região, mas a partir de 1729, a notícia se espalhou e o arraial do Tijuco
cresceu. Varias irmandades religiosas se estabeleceram como a de nossa senhora
Mercês, dos homens crioulos, onde Lobo de Mesquita atuou. No entanto, a mais
rica era a irmandade da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, e foi para
essa irmandade que o poderoso contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira
doou a capela de uma bela igreja construída às suas custas.
Para Kanji (1999), nas composições mineiras podemos identificar traços extraídos
do estilo pré-clássico, encontrado nas operas italianas, e também, barroco. E,
se não chega a ser um estilo próprio, é sem duvida, uma criação bastante original.
A partir do início das grandes descobertas de diamantes,
despencaram para a região hordas de aventureiros. Portugal toma medidas drásticas
para conter o contrabando, a exploração excessiva, que faz cair o preço das
pedras na Europa.
O distrito diamantino, se transforma então, na região mais
vigiada do Brasil, com regulamentos que atingiram a vida de todos. Famílias que
há muito viviam nos vales, foram expulsas. Em 1740, é instituído o contrato de
monopólio firmado e muitas vezes renovado com João Fernandes Oliveira. Os mineiros
se surpreendiam diariamente com os diamantes encontrados.
Compositores como José Joaquim Emérico Lobo de Mesquita,
continuaram se aperfeiçoando para enfrentar a dura concorrência entre os
músicos. Eles eram muitos e o dinheiro escasseava.
Em virtude da função religiosa, algumas peças foram escritas
para solo-vocal com acompanhamento. É o caso de Ego enin accepi a Domino,
destinada à leitura de uma das lições das matinas de Quarta-feira santa.
Outro compositor mineiro que se destacou foi João de Deus
Castro Lobo. Um de suas composições mais belas é a Salve Sancte Pete que é uma Antífona
da novena de São Francisco.
Ouça agora a composição Ego enin accepi a Domino. e em seguida o vídeo "História da Música Brasileira - capitulo 4" - Ambos são recomendadíssimos!
Ego enin accepi a Domino
História da Música Brasileira - capitulo 4
Se você gostou dessa postagem, deixe seu comentário abaixo e inscreva-se aqui, pois assim você receberá notificações de novas postagens. Até a proxima!
Abraço,
Jeiane Costa.
e-mail: jeianecosta.novel@outlook.com
Instagram: meioaspalavras
Twitter: https://twitter.com/Meioaspalavras
Wattpad:www.wattpad.com/user/JeianeCosta
www.portalolhardinamico.com.br
Informações do texto extraído do video "História da Música Brasileira - capitulo 4 "Ouro, diamantes e música em Minas"
Imagem 1 disponível em:<https://www.pinterest.pt/pin/235524255486182296/?lp=true> acesso 17 jun 2018
Imagem 2 siponivel em:<http://escolaprofessoraisabelmotta.blogspot.com> acesso 17 jun 2018
imagem 3 disponivel:<https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:João_Fernandes_Vieira.jpg> acesso 17 jun 2018
imagem 4 disponivel:<http://www.mineirosnaestrada.com.br/museu-do-diamante-diamantina/> acesso 17 jun 2018
Imagem 2 siponivel em:<http://escolaprofessoraisabelmotta.blogspot.com> acesso 17 jun 2018
imagem 3 disponivel:<https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:João_Fernandes_Vieira.jpg> acesso 17 jun 2018
imagem 4 disponivel:<http://www.mineirosnaestrada.com.br/museu-do-diamante-diamantina/> acesso 17 jun 2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário