terça-feira, 14 de agosto de 2018

Para LER e CONHECER: # A Formação histórica da Língua Portuguesa


Olá pessoas queridas!

Você sabe como surgiu a nossa amada lígua portuguesa? Aqui contamos um pouco sobre a formação histórica desse idioma, hoje falado por oito países: Brasil, Portugal, Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste. 

Boa leitura!


Imagem 1 - países que falam português



O português surgiu do latim, língua derivada de um grupo denominado indo-europeu. FURLAN (2006) explica que desse antigo tronco derivou a maior parte das línguas faladas na Europa e grande parte das faladas na Ásia.


Tribos nômades do leste da Europa, falantes do indo-europeu, migraram para o oeste e para o sul, por volta de 3000 a.C. e, posteriormente, uma parte dessas tribos migrou para o centro da atual Itália, passando a falar Itálico. Dele, originou-se quatro línguas, à saber: osco, úmbrio, falisco e o latim.


Inicialmente, a língua latina era a forma de expressão de um povo rústico, empreendedor e guerreiro. Todavia, ele foi se adaptando aos poucos, passando a ser também uma forma de expressão para à literatura e à erudição, principalmente após a grande influência que recebera da cultura grega.



Imagem 2 - Império romano


O povo Lácio que ficavam na região central da Itália, na qual, foi fundada Roma em 753 a.C. assumiu uma postura expansionista. Durante esse processo, os romanos, à medida que expandiam o território, faziam com que os nativos passassem a utilizar o latim.


Nesse período, o latim apresentava algumas variantes: o latim popular, corrente ou vulgar, entendido como o latim falado pela população; o latim literário, aquele utilizado em documentos escritos; e o latim clássico, utilizado nas produções artístico-estético-literárias. Os soldados romanos, por sua vez, utilizavam o latim vulgar, a maioria não dominavam a escrita, e portanto, era essa variante que se estabelecia nos territórios conquistados.


Outro fator interessante que naturalmente ocorreu durante esse processo de expansão romana é que cada lugar conquistado desenvolveu uma forma de falar o latim, devido à mistura de dois ou mais falares para que se desse a comunicação. Sem a cobrança do falar correto do latim, teve-se como origem aos falares neolatinos, conhecidos como romances e romanços.



Imagem 3 - a origem da língua portuguesa


Depois houve o contato do latim já transformado com as línguas germânicas. Em seguida, com a invasão mulçumana, esse latim entrou em contato com os árabes. CUNHA e CINTRA (2008) afirmam que os árabes, como fomentadores das Ciências e das Artes, contribuíram com vocabulários que representavam os novos conhecimentos trazidos. Para os citados autores, a estimativa é de que 400 a 1000 termos de nossa língua tenham origem no idioma árabe, como, por exemplo, alface, berinjela, cifra, quintal, também, etc.


Os romances tomaram uma feição específica no oeste da península, formando o galego-português. Os primeiros escritos em galego-português surgiram quando Portugal já havia se constituído como reino autônomo e seu território praticamente todo reconquistado. O reino foi expandindo para o sul, retomando terras que estavam nas mãos dos Mouros (árabes).


Assim, com o surgimento dos primeiros textos redigidos em galego-português no século XIII, iniciou-se de fato a língua portuguesa, que passou por diversas mudanças no período da Idade Média. Ela foi transportada no período das grandes navegações (final do século XV e do século XVI) para os continentes africano, asiático e para a América do Sul.  





Atualmente, o português é um dos dez idiomas mais falados no mundo. Estima-se que haja aproximadamente duzentos milhões de falantes de português no mundo.


Se você gostou dessa postagem, deixe seu comentário abaixo e  inscreva-se aqui, pois assim você receberá notificações de novas postagens. Até a próxima.

Abraço, 
                                                                                                                        
                                                                                                                           Jeiane Costa.
e-mail: jeianecosta.novel@outlook.com
Instagram: meioaspalavras
Twitter: https://twitter.com/Meioaspalavras



www.portalolhardinamico.com.br









Você também pode gostar de ler:

Créditos especiais:
OLIVEIRA, Iara de. LETRAS EM FOCO UNIASSELVI 2016. Propriedade do Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Guimarães, Eduardo. A LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL. Cienc. Cult. vol.57 no.2 São Paulo Apr./June 2005. Disponível em:< http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252005000200015>. Acesso 13 ago 2018

Imagem 1 - Disponível em:<https://www.superprof.com.br/blog/viajar-no-brasil-ou-portugal/> acesso 14 ago 2018
Imagem 2 - Disponível em:<https://www.coladaweb.com/historia/imperio-romano> acesso 14 ago 2018
Imagem 3 - Disponível em: <http://lumeear.blogspot.com/2013/10/a-origem-da-lingua-portuguesa.html>acesso 14 ago 2018
Imagem 4 - Disponível em:<https://rioandlearn.com/pt-br/paises-que-falam-portugues-no-mundo/> cesso 14 ago 2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Romance expõe os desafios do escritor durante o processo de construção de um livro

“Escrever um livro é uma arte, uma poesia. É muito mais que jogar palavras ao papel aleatoriamente ou usar o a...