quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Para DESCOBRIR: # PROFISSÕES: Artesão




Olá pessoas queridas!

Ao falar sobre profissões, hoje conversaremos com uma artesã apaixoanda por sua arte. Ela possui grande talento e trabalha com produtos de variados estilos. Seu nome é Iara Costa, Maranhense, casada, mãe e mulher de alto astral. Conheça um pouco sobre a trajetória de nossa convidada. 

Confira!



BLOG: O que é um artesão?

IARA: O Artesão é um profissional que fabrica produtos através de um processo manual ou com auxílio de ferramentas. É aquele que produz itens de caráter funcional ou decorativo, conhecidos como artesanato. Ele cria e transforma através da matéria prima encontrada na natureza e pode começar a carreira por talento ou por amor a arte. Eu comecei a juntar os dois sentimentos.



Imagem 1



BLOG: Na sua família, há histórico de pessoas que trabalharam como artesãos?

IARA: Sim. Na minha família tem muitas pessoas talentosas: o meu bisavô era ferreiro. Meu avô era dono de uma sapataria que produzia em sua oficina sapatos de maneira artesanal. O meu pai era sapateiro (ele fabricava as próprias formas de madeira para fabricar os sapatos) e minha mãe me ensinou a fazer o crochê, bordado, ponto de cruz e o tricô.



Imagem 2



BLOG: como iniciou a sua carreira?

IARA:  Aos nove anos eu já fazia roupinhas para as minhas bonecas, em crochê e em retalhos de tecido. Aos treze anos, fiz o curso de corte e costura. Ao longo da minha vida eu fiz algumas peças de crochê e ponto de cruz, mas nada formal. Mas no ano de 2016 tive o meu maior desafio, quando a minha filha mais velha ao precisar de uma nécessaire organizadora, me pediu para eu fazer. Recordei-me então, de um curso básico que fiz sobre modelagem de bolsas a alguns anos antes. Todavia, devido o tempo que havia estudado essa atividade, precisei de informações mais concretas sobre o assunto. Então comecei a pesquisar, e em seguida, com uma máquina de costura antiga, coloquei a mão na massa. Assim, tive a minha primeira experiência.



Imagem 3


BLOG: Qual foi o resultado dessa primeira conquista?

IARA: Por incentivo da minha filha (que adorou o resultado), postei no grupo da família e para a minha surpresa, tive uma boa recepção. Minhas cunhadas e amigas logo solicitaram nécessaires e com as primeiras vendas comecei a investir em materiais para novas produções, e em seguida, para investir em uma máquina de costura nova.


Imagem 4



BLOG: como se sente em relação a sua profissão?

IARA: Atualmente estou me sentindo realizada fazendo o que mais gosto: costura criativa, bolsas, nécessaire organizadora, kit multiuso para cozinha, peças para guardar produtos de higiene bucal, peças para cuidados com bebê, entre outros. Amo a minha profissão e continuo a me especializar através de aulas on line e cursos.



Imagem 5



BLOG: Qual é a sua mensagem para as pessoas que seguem essa atividade?

IARA: o artesanato promove um bem estar e o equilíbrio emocional. Enquanto o artesão prepara suas peças ele acompanha o nascimento de uma peça. E isso faz com que ele esqueça os problemas do dia a dia. Assim, o artesanato é um refúgio para quem precisa fugir das doenças deste século como a depressão e alguns transtornos emocionais. Mas não basta apenas a dedicação ao trabalho. É preciso que o artesão busque aperfeiçoar cada vez mais e recicle seus cohecimentos através de cursos para acompanhar as novas tendências do mercado.



Imagem 6


Agradecemos a entrevistada e esperamos que esse pequeno artigo possa ajudar a esclarecer sobre essa temática. Para maiores informações, deixamos aqui o instagram da entrevistada:@iara_costa16 
Se você gostou dessa postagem, deixe seu comentário abaixo, compartilhe com seus amigos e  inscreva-se aqui, pois assim você receberá notificações de novas postagens. Até a próxima.
Abraço, 
                                                                                                                        
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                Jeiane Costa.
                                                                                                                                                                                                                   jeianecosta.novel@outlook.com
Instagram: @meioaspalavras
Twitter: https://twitter.com/Meioaspalavras

www.portalolhardinamico.com.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Romance expõe os desafios do escritor durante o processo de construção de um livro

“Escrever um livro é uma arte, uma poesia. É muito mais que jogar palavras ao papel aleatoriamente ou usar o a...