terça-feira, 16 de outubro de 2018

Para LER e CONHECER: # A importância da filosofia na educação.




Olá pessoas queridas!

"A educação como prática da liberdade, ao contrário daquela que é prática da dominação, implica a negação do homem abstrato, isolado, solto, desligado do mundo, assim também a negação do mundo como uma realidade ausente dos homens".
>>Paulo Freire.


Devido a importância sobre a história da educação bem como a utilização da filosofia nesse âmbito, apresentamos o fichamento do capítulo 1 (a importância da história da educação) do livro "História da educação", obra atribuída a Maria Lúcia de Arruda Aranha (1996) que aborda essa temática. Desejamos uma boa leitura! 

#A história é a interpretação da ação transformadora do homem no tempo. A pedagogia é a teoria crítica da educação, isto é, da ação do homem quando transmite ou modifica a herança cultural.

#O homem é um ser histórico, já que suas ações e pensamentos mudam no tempo, à medida que enfrenta os problemas não só da vida coletiva, como também da experiência social.

#É impossível pensar em natureza humana com características universais e eternas. Não há um conceito de “homem universal” que sirva de modelo para educadores. Melhor seria referirmo-nos a uma condição humana, resultante do conjunto das relações sociais, mutáveis no tempo.


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#A partir das relações que estabelecem entre si, os homens criam padrões de comportamento, instituições e saberes, cujo aperfeiçoamento é feito pelas gerações sucessivas, o que lhes permite assimilar e modificar os modelos valorizados em uma determinada cultura.

#É na educação que mantém viva a memória de um povo e dá condições para sua sobrevivência. A educação é uma instância mediadora que torna possível a reciprocidade entre individuo e sociedade.

#De início, nas sociedades tribais a cultura global é transmitida de maneira informal pelos adultos, atingindo todos os indivíduos. Contudo, nas sociedades mais complexas, com o passar do tempo, a educação formal assume um caráter intelectualista cada vez mais distanciado da atividade concreta, destinando-se apenas à elite. As demais classes tem preterida a sua formação, considerada desnecessária porque a elas é destinado o trabalho braçal.

#A dicotomia do trabalho intelectual versus  trabalho manual ora exclui os filhos dos trabalhos manuais, ora cria uma escola dualista, com objetivos diferentes; para a elite, uma escola de formação que pode se estender até os graus superiores, enquanto para os trabalhadores restam os rudimentos do ler e escrever e o encaminhamento para a profissionalização.


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#A ideologia é um fenômeno das sociedades divididas em classes. Por meio dela a classe dominada não percebe a divisão que a inferioriza e, assumindo os valores dominantes, não é capaz de elaborar a consciência própria da classe que pertence.

#O fenômeno educacional não pode ser definido como neutro, uma vez que se encontra intrinsicamente ligado aos problemas econômicos, políticos e sociais do seu tempo.

#A pedagogia, como teoria da educação, possui seu conteúdo próprio, mas também precisa de ciências auxiliares, como a sociologia, psicologia, linguística, entre outras.

#A filosofia oferece uma importante contribuição, ao acompanhar reflexiva e criticamente a práxis educativa. Segundo Dermeval Saviani, “a filosofia da educação é a reflexão (radical, rigorosa e de conjunto) a respeito dos problemas que a realidade educacional apresenta”.

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#A filosofia, no entanto, não desenvolve esse trabalho a partir de conceitos abstratos como os de homem em si, valor em si, educação em si, que seriam válidos de uma vez por todas, como se fosse possível ao filosofo indicar de antemão os caminhos a serem seguidos de acordo com os modelos universais.

#Ao contrário, o filósofo da educação parte do conhecimento do contexto vivido, a fim de fazer a critica dos valores decadentes, bem como a dos novos valores, indagando a respeito de que homem se quer formar naquela determinada sociedade e naquele tempo especifico.

#O filósofo investiga então os conceitos subjacentes à ação educativa que nem sempre se encontram explicitados: os pressupostos antropológicos (o que é o homem?), os axiológicos (o que é valor?), os políticos (onde está o poder?). Essa investigação radical (no sentido etimológico de ir até às raízes, ao fundamento) tornará a ação educacional mais lúcida.

#Ao ter sempre presente o questionamento sobre o que é educação, a filosofia contribui para que ela não resulte em adestramento ou qualquer tipo de pseudo-educação, nem que a pedagogia se torne dogmática.


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#A filosofia da educação é importante por denunciar as formas ideológicas que utilizam a educação como instrumento de poder.

#De forma implícita ou explícita, a filosofia da história orienta o trabalho do historiador.

#O homem se insere no tempo: o presente humano não se esgota na ação que realiza, mas adquire sentido pelo passado e pelo futuro.

#O passado não está morto, porque nele se fundam raízes do presente. É compreendendo o passado que podemos dar sentido ao presente e projetar o futuro.

#O homem “reconstrói” a história a partir do seu presente, a cada novo fato o faz interpretar a experiência passada.

#A história resulta da necessidade que o homem tem de reconstituir o passado, relatando e interpretando os acontecimentos em uma ordem cronológica e por meio da seleção daqueles considerados relevantes.

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#No século V a.C., na Grécia, Heródoto é conhecido como o Pai da História por se propor a relatar os fatos da forma mais objetiva possível, desvinculando-os das explicações sobrenaturais.

#A história, como teoria, uma elaboração intelectual, deve ser compreendida a partir da analise das condições com as quais os homens se relacionam para produzir a existência, ou seja, a divisão do trabalho. Nesta visão, o que vamos encontrar não são os homens agindo isoladamente, mas classes que se defrontam em função de interesses divergentes.

#O fenômeno educacional se desenrola no tempo e faz igualmente parte da história geral. Por isso, é importante estudar a educação sempre no contexto histórico geral, para se observar a concomitância entre as suas crises e as do sistema social. Essa sincronia não deve ser entendida apenas como simples paralelismo entre fatos da educação e fatos sociais.

#A educação não é um fenômeno neutro, mas sofre os efeitos da ideologia, por estar de fato envolvida na política.

#Apenas no século XIX os historiadores começaram a se interessar por uma história sistemática e exclusiva na educação.

#O conhecimento da história é importante para que a procura dos meios adequados torne o projeto de mudança da educação realmente exequível.

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ARANHA, Maria Lucia de arruda. História da educação. 2 ed. rec. e atual. São Paulo: Moderna, 1996








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