domingo, 31 de dezembro de 2017

Para DESCOBRIR: # Comemorações de Natal e Ano Novo em São Luís/ Ma



Olá pessoas queridas!

Dezembro está encerrando e levando consigo mais um ano. Nesse período muitas pessoas aproveitam o momento para refletir e recordar as memórias colhidas no decorrer do ano, além de fazer renovações de votos, traçar novas metas a serem desenvolvidas no ano seguinte (e que ironicamente se esquecem de cumprir grande parte delas no decorrer dos próximos 365 dias).

As festas de final de ano são comemoradas em todo o mundo. Cada país celebra essas datas conforme a sua cultura, sempre respeitando suas crenças.

No Brasil, não é diferente. Hoje em especial, trago a vocês informações sobre os hábitos dos festejos de Natal e Ano Novo na cidade de São Luís-Ma.

Salienta-se que essas informações apresentadas à seguir foram extraídas do livro Pecados da gula, obra atribuída a querida culinarista maranhense Zelinda Lima.




# Sobre o Natal:



O Natal comemora o nascimento de Jesus. É a maior festa da cristandade, mas, lamentavelmente vem sofrendo uma progressiva materialização, não só pela comercialização da data como pelo deslocamento do foco – do menino Jesus para o Papai Noel, do presépio para a árvore e para a ceia.

As efusivas congratulações suplantam as orações tradicionais em frente à lapinha, salvando-se ainda a Missa do Galo, concorrida.


São comidas do Natal: peru, presunto, bolos, fatias de paridas (rabanadas), castanhas, figos, passas, tâmaras, farofa, pernil,... e, hoje, em moda, trazido pelos “estrangeiros”, os panetones.

Há a tradicional troca de presentes e ainda, na maioria dos lares, põem-se presentes nos sapatos das crianças.




# Sobre o Ano Novo:



A entrada do Ano Novo é quase uma repetição da festa do Natal. Ainda é costume herdado de nossos avós esperarem a meia-noite do dia 31 de dezembro, a família reunida.

Com os réveillons nos clubes, no entanto, tais reuniões são antecipadas em uma hora para que os jovens possam comparecer àquelas festas. Velhos e novos, crianças e adultos, confraternizam-se e trocam abraços e saudações, desejos sinceros de felicidades para o ano vindouro, quando as esperanças renovam-se.

As ceias dessa noite são semelhantes às de Natal, maiores ou menores conforme as circunstancias. Muitos vão até as praias, onde se homenageia Iemanjá – já se tornou Iemanjá personagem do Panteon africano – com oferendas de flores, perfumes e cânticos.


Muitas barracas vendem comida à base de frutos do mar, e não faltam bebidas nas comemorações do Ano Novo. E, hoje, a queima de fogos.


Acrescenta-se aqui que nesses dias festivos, muitos cristãos vão a igrejas, prestarem culto a Deus com o objetivo de agradecer a Ele pelo nascimento de Jesus Cristo e também pelas bênçãos recebidas no decorrer do ano que passou e no ano vindouro.

Desejamos aos leitores do Blog Meio às palavras um Feliz e Próspero Ano Novo, repleto de bençãos! 

Se você gostou dessa postagem, deixe seu comentário abaixo e  inscreva-se aqui, pois assim você receberá notificações de novas postagens. Até a próxima.
Abraço, 
                                                                                                                        
                                                                                                                           Jeiane Costa.
                                                                                                                                       jeianecosta.novel@outlook.com








Você também pode gostar de ler:

Créditos especiais
LIMA, Zelinda Machado de Castro. Pecados da gula: comeres e beberes das gentes do maranhão. 2 Edição. São Luis: instituto Geia, 2012. páginas:129 e129
imagem 1 disponivel em< https://casa.abril.com.br/profissionais/natal-o-nascimento-de-jesus-segundo-grandes-pintores/> acesso em 27 dez 2017
 imagem 2 disponivel em<http://time.com/tag/july-4th/> acesso 27 dez 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Romance expõe os desafios do escritor durante o processo de construção de um livro

“Escrever um livro é uma arte, uma poesia. É muito mais que jogar palavras ao papel aleatoriamente ou usar o a...