Olá
pessoas queridas!
Vocês
conhecem a história da música brasileira?
Hoje,
apresentamos com muito carinho algumas informações sobre essa temática. Ressaltamos
que esses dados são do programa “História
da Música Brasileira”, produzido por Ricardo Kanji (criador, diretor artístico
e apresentador); Ricardo Maranhão (historiador). Paulo Castagna (musicólogo);
Reinaldo Volpato (diretor de TV) e Vox Brasilienses Coro e Orquestra, dirigida
por Ricardo Kanji, em 1999.
De
acordo com o flautista e maestro Ricardo Kanji (1999), a música é um dos
elementos mais vivos na cultura do Brasil. E não apenas a música popular, mas a
produção musical em todas as esferas, inclusive com o reconhecimento de muitos
dos nossos músicos que hoje integram grandes orquestras pelo mundo afora. Não chegamos
isso ao acaso, pois a história se movimenta. Conhecimentos e técnicas são difundidos,
digeridos e devolvido na forma de novas produções.
Dessa
forma, só é possível ouvir peças do passado graças aos grandes esforços de musicólogos que se dedicam a
resgata-las nos baús da história. Isso é fundamental por que damos uma
grande importância aos acordes fieis tocados naquela época.
O musicólogo
Paulo Castagna, em entrevista para a série “História da música brasileira”
(1999) explica sobre a relevância desses manuscritos para a história da música
brasileira.
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Segundo Castagna, "os manuscritos são preservados em arquivos. E esses arquivos
podem ser particulares, públicos ou eclesiásticos. Ressalta-se
que infelizmente nem todos os arquivos estão abertos aos pesquisadores e muitos
deles a documentação musical correm sérios riscos de perda ou destruição. Sem uma
política ampla de acesso e preservação os consulentes mais numerosos dos
arquivos musicais poderão ser os insetos".
Sobre
o processo de recuperação das músicas dos manuscritos, Castagna informa que "a maioria das composições anteriores ao século XX foi preservada em partes
individuais para cada cantor e instrumentista. Recuperar uma obra musical antiga
requer uma transcrição dos manuscritos e a superposição dessas partes em uma
partitura. Além
disso, é necessário decodificar alguns sinais e corrigir os erros de copia
tanto na musica quanto no texto cantado. Somente em casos extremos quando
partes foram perdidas ou certos trechos foram deteriorados eles precisam ser
restaurados. Os trechos
perdidos são reconstituídos com base na logica do sistema musical, porem
respeitando o estilo da musica que está sendo recuperada".
Reconstituir
um manuscrito tendo consciência de como a música era cantada e como os
instrumentos eram tocados, é fascinante. Podemos então ouvir uma música da
forma muito próxima de como ela era ouvida a 500 anos atrás.
Kanji
(1999) conta como era a música praticada aqui antes da chegada daqueles que
batizaram o Brasil: Os europeus encontraram a música indígena.
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Os índios
haviam criado sua música, isto é, a partir da arte de arranjar sons, fruição de
um ritmo nos seus rituais religiosos, guerras, em busca de alimento, em eventos
e festas que o ajudam a organizar a vida.
Por
outro lado, que experiências musicais traziam os navegadores da Europa?
Segundo
Kanji (1999), a Europa respirava religiosidade, mas além da música sacra entre
os homens que chegavam, era comuns as canções e danças.
imagem 3
Em
26 de abril de 1500, Pero Vaz de Caminha escreveu sobre um dos primeiros
contatos com os índios:
“Além do
rio, andavam muitos deles dançando e folgando uns antes os outros sem se tomarem
pelas mãos, e faziam-no bem. Passou-se então além do rio, Diogo Dias,
almoxarife que foi de Saca-vem que é homem gracioso e de prazer e levou consigo
um gaiteiro nosso com a sua gaita e meteu-se com eles a dançar tomando-os pelas
mãos e eles folgavam e riam e andavam com ele mui bem ao som da gaita”.
Apesar
das imensas diferenças culturais, alguns europeus quiseram e conseguiram se
aproximar dos índios. Os jesuítas chegaram ao Brasil dispostos a tudo para
catequisar os índios que a seus olhos eram cristãos sem o saber e, portanto,
deveriam ser responsabilidade exclusiva da igreja.
Os missionários
aprenderam a língua Tupi, praticada em grande parte do litoral da nova terra. Criaram
uma gramática que unia elementos nativos com outros importados do português.
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Era a
língua geral nheengatu que se
prestava para disseminar a palavra de Deus. Dessa maneira, sem usar a força, os
jesuítas reuniram sob seu comando milhares de índios. Jose Anchieta, por
exemplo, não usava apenas a palavra, mas também a música.
Os
jesuítas, preocupados com as almas dos índios, reuniram-se em empreendimentos agrícolas,
chamados de missões. Nelas, sob sua guarda, eles estariam sob a proteção
divina, embora perdendo sua identidade cultural.
Os religiosos
tiveram certo êxito em algumas na transmissão de alguns elementos culturais,
principalmente entre as crianças. Os curumins aprendiam a usar instrumentos
como flautas, trombetas e violas. E mais tarde, nas grandes missões no sul do
Brasil e no Paraguai, eles chegaram até a fabricar regularmente instrumentos
musicais.
Imagem 5
As crianças
índias cantavam em latim e no nheengatu as principais orações católicas. Os versos
das cantigas de Anchieta também serviam a catequese. Em algumas delas eram
utilizadas melodias europeias já existentes.
Entre
os portugueses, a música no começo de Brasil era quase sempre sacra cantada em
latim e com características da música vocal renascentista da Europa. A harmonia
era simples, com pouca variedade rítmica e ainda sem efeitos dramáticos ou
teatrais. Essas músicas de autoria anônima foram sendo copiadas no Brasil desde
o século XVI.
Composições
dessa natureza foram encontradas em Mogi das Cruzes, uma cidade próxima a São
Paulo. O pesquisador Jaelson Trindade ao consultar um livro floral do século XVIII
se deparou com manuscritos: Eram onze obras diferentes, a maioria composta
para comemorações da semana santa.
Entre
os manuscritos, um se diferencia: “Matais de incêndios” um vilancico de Natal
para quatro vozes e instrumentos. O motivo central dos versos é o amor místico pelo
menino Jesus.
Deixo abaixo a obra "Matais de incêndios", composta por Antônio Marques Lésbio (1639-1709) e em seguida o vídeo "História da Música
Brasileira - capitulo 1" - Ambos são recomendadíssimos!
"Matais de incêndios"
"História da música brasileira - capitulo 1"
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Abraço,
Jeiane Costa.
jeianecosta.novel@outlook.com
www.portalolhardinamico.com.br
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Informações do texto extraído do video "História da Música Brasileira - capitulo 1 Introdução & pimeiros tempos da música brasiliera"
ilustração - Jeiane Costa
Imagem 1 - manuscritos. disponivel em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lobo_de_Mesquita_-_Manuscrito_da_Antífona_Salve_Regina_-_1787.jpg>. Acesso em 10 dez 2017
Imagem 2 - índios. disponivel em: <http://blogs.ibahia.com/a/blogs/memoriasdabahia/2013/04/17/semana-do-indio-os-baianos-indios-no-tempo-do-descobrimento/>. acesso 10 dez 2017
imagem 3 - carta de pero vaz de caminha. disponivel em<https://en.wikipedia.org/wiki/Pêro_Vaz_de_Caminha> acesso 10 dez 2017
imagem 4 - gramatica. disponivel em <http://tupi.fflch.usp.br/node/36> acesso 10 dez 2017
Imagem 5 - Jesuitas no Brasil . disponivel em: <http://brasil-alemanha.com/capitulo/16sec/A-contribuicao-dos-jesuitas-alemaes.php>. acesso 10 dez 2017
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