domingo, 16 de junho de 2019

Para LER e CONHECER: #Aspectos da HOTELARIA




Olá pessoas queridas!

Em continuação à postagem anterior, - Se você não viu, clique aqui - este artigo apresenta os principais conceitos que envolvem a Hotelaria a fim de esclarecer "os bastidores" desse universo.

Boa leitura!




Segundo Medlik e Ingran (2001) historicamente a palavra hotel passou a ser utilizada na Inglaterra. Com a introdução do uso da palavra hotel em Londres, após 1760, do tipo de estabelecimento, então comum em Paris, denominado Hotel Garni, uma grande casa, na qual os apartamentos eram alugados por dia, semana ou mês. Seu aparecimento representou uma mudança radical das formas tradicionais de acomodações, inns ou hospedarias similares, em algo mais luxuoso e mesmo ostentativo. Os hotéis com gerentes, recepcionistas e staff uniformizados implantaram-se, em geral, no início do século XIX e até a metade deste, seu desenvolvimento foi relativamente lento.

De acordo com a Lei Geral do Turismo, art. 23.  Consideram-se meios de hospedagem:
Os empreendimentos ou estabelecimentos, independentemente de sua forma de constituição, destinados a prestar serviços de alojamento temporário, ofertados em unidades de frequência individual e de uso exclusivo do hóspede, bem como outros serviços necessários aos usuários, denominados de serviços de hospedagem, mediante adoção de instrumento contratual, tácito ou expresso, e cobrança de diária (BRASIL, 2008).


Para Oliveira (2014) do ponto de vista da legislação brasileira, conforme o Ministério do Turismo (2011), o hotel é um “estabelecimento com serviço de recepção, alojamento temporário, com ou sem alimentação, ofertados em unidades individuais e de uso exclusivo dos hóspedes, mediante cobrança de diária”.


Petrocchi (2002) ressalta ainda que esse negócio “deve ser considerado, preliminarmente, como um processo que vai satisfazer o cliente, e não como um mero aluguel de camas ou a venda de café da manhã.

Vários autores buscaram descrever o conceito de hotel e suas atribuições. O hotel, segundo Castelli (2006), é uma empresa prestadora de serviços e se diferencia completamente de outras empresas do tipo industrial ou comercial, pois o hotel geralmente oferece aos hóspedes uma quantidade de serviços além de acomodação.




Através desses serviços extra acomodação – restaurante, lavandeira, serviço de despertar, área de lazer, sala de academia e spa, sala de reunião e eventos, entre outros – é possível classificar o meio de hospedagem e direciona-lo a um público alvo, tornando mais eficiente e satisfatória a estada do hóspede. 

Sobre esse aspecto, para Torre (1989), um hotel é conceituado como uma instituição de caráter público que oferece ao viajante, alojamento, alimentos e bebidas, assim como entretenimento enquanto Davis (2007) afirma que a hotelaria é uma indústria de bens e serviços. Sua finalidade principal é o fornecimento de hospedagem, alimentação, segurança e vários outros serviços relacionados à atividade de bem receber.


Soler (1985) afirma que as empresas hoteleiras são organizações que operam de modo profissional e habitual, mediante o estabelecimento de um preço, e proporcionam habitação às pessoas, com ou sem serviços de caráter complementar. Em outras palavras, de acordo com o preço acordado durante a reserva, o hóspede pode incluir ou não pensão (café da manhã), estacionamento, serviço de lavanderia e taxas caso a oferta seja proporcional à sua procura. Em alguns hotéis de negócios em São Luís, por exemplo, o hóspede paga a tarifa incluindo o café da manhã, e em alguns casos específicos, a lavagem de roupa (uniforme da empresa) é inclusa na diária.




Outro aspecto importante do serviço de hospedagem é o período de permanência do hóspede no hotel. A estadia pode variar – desde um período de permanência de curto prazo (uma diária), a permanência de médio prazo (semana) e longo prazo (semanas a meses). Como exemplo, nos hotéis de negócios geralmente os hóspede se interessam em reservar o período de sete dias (iniciando em uma segunda-feira, encerrando na sexta-feira), dependendo da necessidade, a estadia pode prolongar-se ou reduzir. Enquanto um hotel de lazer geralmente o interesse do público é maior nos finais de semana devido os atrativos do hotel. Atualmente já existem hotéis no mercado que, contrariando a Lei Geral do Turismo, vende um quarto por horas (três ou quatro horas de permanência no hotel, por exemplo) com tarifas diferenciadas, abaixo do valor normal cobrado por uma diária.


Lemos (s/d) defende que as definições de hotel demonstram que o produto principal de um hotel é a acomodação (serviço) seguido por outros serviços, que podem ser alimentação, lazer, salas para reuniões e congressos, informação turísticas, serviços de quarto, lavanderia, entre outros. Assim, todo hotel sempre terá como objetivo principal a acomodação, mas será na diferenciação dos serviços em quantidade e qualidade que vai definir o seu mercado.


Para Marques (2003) a hotelaria pode ser considerada a indústria mais importante, já que é a base sobre a qual se apoia todo o edifício do turismo, é uma indústria onde o serviço se abastarda à medida que melhores situações proporciona, sem vantagem para ninguém.

Sem hotelaria não há turismo; sem bons estabelecimentos hoteleiros não há bom turismo, e sem bom serviço não há bons estabelecimentos hoteleiros. Será muito difícil conseguir que todos se deem conta do papel importante da hotelaria, do mesmo modo que é difícil dar uma ideia da importância de cada um dos estabelecimentos no universo hoteleiro. (MARQUES, 2003).

Outro aspecto discutido pelo autor é que existe uma necessidade absoluta de mentalização para o fato de que a carreira hoteleira não é uma carreira fácil, pois, “é uma área que exige muita dedicação e espírito de sacrifício, mas traz muita satisfação aos que tem uma verdadeira consciência de cidadania e valorizam o conceito da universidade. Servir a hotelaria é gostar de pessoas e ter prazer em dar a essas pessoas o que elas esperam, fazendo-as se sentir em casa quando se encontram em local estranho, com pessoas estranhas, seja por necessidade, seja por opção”.


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Abraço, 
                                                                                                                        
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                Jeiane Costa.
                                                                                                                                                                                                                   jeianecosta.novel@outlook.com
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youtube: Jeiane Costa


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Créditos especiais:
As informações foram extraídas da monografia "SATISFAÇÃO COM OS SERVIÇOS NA HOTELARIA BUSINESSo caso do Bristol Express Hotel São Luís", apresentada por Jeiane Costa na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), 2018. 
imagem 2- Disponivel em: <http://www.lemonde.edu.gr/en/courses/hotel-management-en/>Acesso 16 jun 2019
Imagem 4- Disponivel em: <http://jinisyssoftware.com/what-is-hotel-management-system/> Acesso 16 jun 2019

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