Olá pessoas queridas!
Em continuação à postagem anterior, - Se você não viu, clique aqui - este artigo apresenta os principais
conceitos que envolvem a Hotelaria a fim de esclarecer "os bastidores" desse universo.
Boa leitura!
Segundo Medlik e Ingran
(2001) historicamente a palavra hotel passou a ser utilizada na Inglaterra. Com
a introdução do uso da palavra hotel em Londres, após 1760, do tipo de
estabelecimento, então comum em Paris, denominado Hotel Garni, uma grande casa,
na qual os apartamentos eram alugados por dia, semana ou mês. Seu aparecimento
representou uma mudança radical das formas tradicionais de acomodações, inns ou hospedarias similares, em algo
mais luxuoso e mesmo ostentativo. Os hotéis com gerentes, recepcionistas e staff
uniformizados implantaram-se, em geral, no início do
século XIX e até a metade deste, seu desenvolvimento foi relativamente lento.
De
acordo com a Lei Geral do Turismo, art. 23. Consideram-se meios de
hospedagem:
Os
empreendimentos ou estabelecimentos,
independentemente de sua forma de constituição, destinados a prestar serviços
de alojamento temporário, ofertados em unidades de frequência individual e de
uso exclusivo do hóspede, bem como outros serviços necessários aos usuários, denominados
de serviços de hospedagem, mediante adoção de instrumento contratual, tácito ou
expresso, e cobrança de diária (BRASIL, 2008).
Para Oliveira (2014) do ponto de
vista da legislação brasileira, conforme o Ministério do Turismo (2011), o
hotel é um “estabelecimento com serviço de recepção, alojamento temporário, com
ou sem alimentação, ofertados em unidades individuais e de uso exclusivo dos hóspedes,
mediante cobrança de diária”.
Petrocchi (2002) ressalta ainda que
esse negócio “deve ser considerado, preliminarmente, como um processo que vai
satisfazer o cliente, e não como um mero aluguel de camas ou a venda de café da
manhã.
Vários autores buscaram descrever o
conceito de hotel e suas atribuições. O hotel, segundo Castelli (2006), é uma
empresa prestadora de serviços e se diferencia completamente de outras empresas
do tipo industrial ou comercial, pois o hotel geralmente oferece aos hóspedes
uma quantidade de serviços além de acomodação.
Através desses serviços extra
acomodação – restaurante, lavandeira, serviço de despertar, área de lazer, sala
de academia e spa, sala de reunião e
eventos, entre outros – é possível classificar o meio de hospedagem e
direciona-lo a um público alvo, tornando mais eficiente e satisfatória a estada
do hóspede.
Sobre esse aspecto, para Torre
(1989), um hotel é conceituado como uma instituição de caráter público que
oferece ao viajante, alojamento, alimentos e bebidas, assim como entretenimento
enquanto Davis (2007) afirma que a hotelaria é uma indústria de bens e serviços.
Sua finalidade principal é o fornecimento de hospedagem, alimentação, segurança
e vários outros serviços relacionados à atividade de bem receber.
Soler (1985) afirma que as empresas
hoteleiras são organizações que operam de modo profissional e habitual,
mediante o estabelecimento de um preço, e proporcionam habitação às pessoas,
com ou sem serviços de caráter complementar. Em outras palavras, de acordo com
o preço acordado durante a reserva, o hóspede pode incluir ou não pensão (café
da manhã), estacionamento, serviço de lavanderia e taxas caso a oferta seja
proporcional à sua procura. Em alguns hotéis de negócios em São Luís, por
exemplo, o hóspede paga a tarifa incluindo o café da manhã, e em alguns casos
específicos, a lavagem de roupa (uniforme da empresa) é inclusa na diária.
Outro aspecto importante do serviço
de hospedagem é o período de permanência do hóspede no hotel. A estadia pode
variar – desde um período de permanência de curto prazo (uma diária), a
permanência de médio prazo (semana) e longo prazo (semanas a meses). Como
exemplo, nos hotéis de negócios geralmente os hóspede se interessam em reservar
o período de sete dias (iniciando em uma segunda-feira, encerrando na
sexta-feira), dependendo da necessidade, a estadia pode prolongar-se ou reduzir.
Enquanto um hotel de lazer geralmente o interesse do público é maior nos finais
de semana devido os atrativos do hotel. Atualmente já existem hotéis no mercado
que, contrariando a Lei Geral do Turismo, vende um quarto por horas (três ou
quatro horas de permanência no hotel, por exemplo) com tarifas diferenciadas,
abaixo do valor normal cobrado por uma diária.
Lemos (s/d) defende que as
definições de hotel demonstram que o produto principal de um hotel é a
acomodação (serviço) seguido por outros serviços, que podem ser alimentação,
lazer, salas para reuniões e congressos, informação turísticas, serviços de
quarto, lavanderia, entre outros. Assim, todo hotel sempre terá como objetivo
principal a acomodação, mas será na diferenciação dos serviços em quantidade e
qualidade que vai definir o seu mercado.
Para Marques (2003) a hotelaria
pode ser considerada a indústria mais importante, já que é a base sobre a qual
se apoia todo o edifício do turismo, é uma indústria onde o serviço se
abastarda à medida que melhores situações proporciona, sem vantagem para
ninguém.
Sem
hotelaria não há turismo; sem bons estabelecimentos hoteleiros não há bom
turismo, e sem bom serviço não há bons estabelecimentos hoteleiros. Será muito
difícil conseguir que todos se deem conta do papel importante da hotelaria, do
mesmo modo que é difícil dar uma ideia da importância de cada um dos
estabelecimentos no universo hoteleiro. (MARQUES, 2003).
Outro aspecto discutido pelo autor
é que existe uma necessidade absoluta de mentalização para o fato de que a
carreira hoteleira não é uma carreira fácil, pois, “é uma área que exige muita
dedicação e espírito de sacrifício, mas traz muita satisfação aos que tem uma
verdadeira consciência de cidadania e valorizam o conceito da universidade. Servir
a hotelaria é gostar de pessoas e ter prazer em dar a essas pessoas o que elas
esperam, fazendo-as se sentir em casa quando se encontram em local estranho,
com pessoas estranhas, seja por necessidade, seja por opção”.
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Abraço,
Jeiane Costa.
jeianecosta.novel@outlook.com
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Twitter: https://twitter.com/Meioaspalavras
youtube: Jeiane Costa
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Créditos especiais:
As informações foram extraídas da monografia "SATISFAÇÃO COM OS SERVIÇOS NA HOTELARIA BUSINESS: o caso do Bristol Express Hotel São Luís", apresentada por Jeiane Costa na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), 2018.
Imagem 1- Disponivel em: <https://sanskriti.edu.in/blog/hotel-management-career-ladders-straight-to-the-top/>Acesso 16 jun 2019
imagem 2- Disponivel em: <http://www.lemonde.edu.gr/en/courses/hotel-management-en/>Acesso 16 jun 2019
Imagem 3- Disponivel em: <https://www.scu.edu.au/study-at-scu/courses/master-of-international-tourism-and-hotel-management-1207320/>Acesso 16 jun 2019
Imagem 4- Disponivel em: <http://jinisyssoftware.com/what-is-hotel-management-system/> Acesso 16 jun 2019
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